quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Primeiro sat chakra de 2010

Ontem tivemos o nosso primeiro sat chakra de 2010 com um delicioso fondú de chocolate e gengibre :D seguido de um prazeiroso sat sanga  num ambiente de companheirismo muito divertido, alegre e energizante... e com novos sádhakas. Foi mesmo bem delicioso. Contamos contigo no próximo!




domingo, 17 de janeiro de 2010

SwáSthya Yôga e Método DeRose são coisas diferentes


"O Método DeRose é uma tecedura de conceitos e técnicas, da qual as técnicas (e unicamente as técnicas) são oriundas do Yôga Antigo." DeRose

Método DeRose é outra coisa




Não seria um Método de Yôga?

Não. Método DeRose é outra coisa.


Embora possamos, eventualmente, para encurtar a conversa, declarar que Método DeRose é um mé todo de Yôga, precisamos ter consciência de que essa é uma simplificação e que ela talvez possa ter consequências indesejáveis. Mais para a frente, pode parecer contradição, quando você for dar uma explicação mais exata e mais completa. Na verdade, o Método DeRose é constituído por uma tecedura de conceitos e técnicas, das quais as técnicas (e unica mente as técnicas) são oriundas do Yôga Antigo.
Portanto, Método DeRose não é Yôga. Ao mesmo tempo, utiliza o Yôga como um de seus recursos.
No âmbito técnico, a maior diferença parece residir no clima, no vocabulário, no tipo de gente que adere, na total ausência de misticismo, na absoluta não-intenção de terapia, na estrutura dinâmica e alegre de todas as atividades culturais e, principalmente, no fato de constituir uma Cultura que o praticante pode e deve incorporar à sua vida real, à sua profissão, ao seu desporto, à sua família, às suas relações humanas em geral.
E os conceitos? As atitudes? A estrutura comportamental? Isso transcende os limites do Yôga, uma vez que ele é estritamente técnico. (“Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi.”)
No âmbito filosófico, nada há de novo nos conceitos. Eles são inspirados diretamente em um sistema professado no período proto-histórico (Dakshinacharatántrika-Niríshwarasámkhya).
O Método DeRose é uma tecedura de conceitos e técnicas, da qual as técnicas (e unicamente as técnicas) são oriundas do Yôga Antigo.
Assim, precisamos compreender que nossa proposta utiliza alguns recursos dessa filosofia, mas que: “o Método DeRose é outra coisa”.

Texto retirado do blog do DeRose