sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gelatina de ágar-ágar

Ágar-Ágar




É uma substância existente em certas algas vermelhas rodofíceas e que forma com facilidade um hidrogel. Utilizada em laboratórios como meio de cultura de microorganismos ou na culinária como gelatina.
Como é uma gelatina de orig...em vegetal, extraída das algas vermelhas, sua composição nutricional difere completamente da composição da gelatina de origem animal.

A gelatina de ágar-ágar não precisa ser levada ao refrigerador para endurecer, ela endurece normalmente com o resfriamento á temperatura ambiente. Possui sabor neutro, portanto pode-se adicionar qualquer ingrediente saborizante.

Vende-se ágar-ágar em fios semelhantes a macarrão, em barras compridas, mas é comumente comercializada em pó e sua cor geralmente é esbranquiçada.

A diluição é de meio litro de líquido para 4 g de ágar-ágar.

Experimente utilizar ágar-ágar para reduzir o consumo de ovos na elaboração de receitas.



Gelatina

A gelatina é muito utilizada na preparação de doces caseiros, mouses salgados e também na indústria como sobremesas, iogurtes, etc. É elaborada a partir da fervura de ossos, peles e tendões de animais. Fique atento nos rótulos dos produtos.

Contem diversos produtos químicos em sua composição como:acidulante ácido fumárico, regulador de acidez citrato de sódio, aromatizantes e corantes artificiais.



Observe atentamente a composição nutricional nos rótulos dos alimentos, muito produtos industrializados contêm gelatina de origem animal em sua composição, principalmente doces como iogurtes, sobremesas industrializadas, e balas gelatinosas como jujubas e balas de goma.

Prefira sempre produtos de origem vegetal, que contenham menor quantidade de produtos químicos e variedade de nutrientes.


Por Eloa Zan



Gelatina de ágar-ágar


Ingredientes

- 1 litro de sumo de uva (pode ser sumo de maça ou outro)

- 2 colheres (sopa) de ágar-ágar

- Açícar a gosto


Modo de Preparo

Aqueça 1/2 litro de sumo de uva. Acrescente o ágar-ágar e o açúcar, mexendo sempre, até dissolver completamente. Adicione o restante do sumo.

Em uma forma coloque frutas de sua preferência, picadas (+ ou - 200 grs). E despeje por cima o líquido.

Leve ao frigorífico até ficar bem firme.



Bom apetite!