sexta-feira, 5 de agosto de 2011

quinta-feira, 4 de agosto de 2011



A lei da causalidade
Causa e efeito no sucesso profissional

Palestra no Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais (IESF) – 24 de Março de 2010

Prof. Luís Lopes

Este tema é hoje explicado segundo a realidade do momento, segundo os paradigmas culturais actuais. No entanto, há milénios que o Homem e as filosofias da antiguidade observam o quotidiano e as leis naturais que o regem.
Assim sendo, puderam observar que determinadas acções produzem determinados resultados. Essa é a lei da causalidade. Lei esta que segue o mesmo princípio da gravidade, ou seja, existe causa e efeito, acção e reacção, tal como sabemos que ao atirar uma caneta para cima ela irá cair, sabemos que qualquer acção despoleta uma reacção, que cada efeito é produzido por uma causa.
Essa lei universal aplica-se desde as coisas mais simples às mais complexas. As consequências do momento são resultado de acções do passado.
Existe uma alegoria, utilizada pelo filósofo e educador DeRose, que retrata o mecanismo de funcionamento da Lei da Causalidade.
A História do Arqueiro:
Somos arqueiros que detém um arco e flechas. Esse arqueiro tem três fases de acção:
1ª. A passividade, em que decide não fazer uso do arco e da flecha;
2ª. Colocar a flecha no arco, o arco em mira. Decidir em que direcção irá lançar a flecha, qual a intensidade do disparo e por fim pode decidir não disparar ou qual o momento de disparo;
3ª O arqueiro dispara e a acção é despoletada. A flecha segue em movimento, sujeita agora às circunstâncias como vento, chuva, intercepção por outros objectos, etc.
O arqueiro domina 2/3 dessa acção. Quando a flecha é lançada e se inicia a acção, existe uma parte que não dominamos, que não depende de nós. Mas, mesmo assim, podemos atenuar esse terço que não dominamos, até que a acção se esgote. Tornando a viagem, o percurso da flecha o mais satisfatória possível.
Para ilustrar utilizamos outra alegoria, também ela utilizada pelo DeRose, ao explicar este tema. Imagine que a acção despoletada leva-nos a ter de entrar num transatlântico que seguirá o seu percurso normalmente até ao porto de chegada.

Continue a ler.:
http://maximizar.eu/2010/03/26/a-lei-da-causalidade/