sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Algumas normas da alimentação biológica. Parte 2

continuação

- O estado do seu prato pode indicar o grau de limpeza ou sujeira que a comida produziu no seu organismo. Se o prato estiver tão limpo que não precise ser lavado, seu corpo também o estará. Se o seu prato precisar de detergente e água quente para ficar limpo, imagine o estado dos seus órgãos internos após digeri-la.

- Adopte especiarias, pois além de realçar o sabor ajudam a digestão, auxiliam a processar gorduras, beneficiam o fígado, vesícula, intestinos, dão vitalidade, aumentam a energia sexual e tonificam todo o organismo. São elas: gengibre, cravo, canela, orégão, cominho, tomilho, açafrão, coentro, caril, noz moscada, cardamomo, manjerona, manjericão, salsa e cebolinha, alho ou cebola e mais umas quarenta variedades que se encontram com relativa facilidade nos supermercados.

- Adopte fibras, alimentos integrais, levedura de cerveja, ginseng, alho. Cuidado para não brindar seus amigos com o hálito de alho. a melhor coisa é engolir cápsulas de óleo de alho ou dentes inteiros de alho à noite, antes de dormir. Assim, pela manhã você já processou e eliminou uma boa parte do "odor-afugenta-parceiro". Aí, escove os dentes, tome um banho, como alguma coisa e, para garantir, saia de casa mascando cravinho!

- Elimine urgentemente as panelas de alumínio. Adopte as de vidro, ferro, aço, ágata, barro, pedra, etc. Evite as películas anti-aderentes: há uma séria suspeita de que sejam cancerígenas.

- Olhe e veja o alimento. Não o ingira lendo ou distraindo-se com outra coisa. Você vai notar que o alimento passará a dar mais prazer e satisfará mais com menos quantidade.

- A monodieta é curativa e faz perder peso. Consiste em comer uma coisa só. Alimentos compostos, é claro, estão fora deste conceito. Pizza, por exemplo, não é uma coisa só, pois leva uma quantidade de ingredientes. Monodieta é alimentar-se durante um dia ou alguns dias só com mamão, só com banana, só com manga, só com batata, só com arroz, etc. Não vale regar com azeite ou manteiga. Tampouco colocar pimenta e outros artifícios. É mono mesmo. Mas cuidado para não exagerar, pois é inquestionável que a monodieta deixa o corpo carente de nutrientes. É para fazer por um período curto e depois parar.

Nossa recomendação é sempre evitar o fanatismo. Mas onde fica a fronteira entre o fanatismo e a seriedade? Para dedicar-nos a alguma coisa com seriedade é preciso um coeficiente de determinação que os não-comprometidos com o mesmo ideal geralmente tacham de fanatismo. Só o bom senso de cada um poderá julgar. O importante é não chatear as pessoas com as nossas excentricidades. Aliás, quanto menos elas ficarem sabendo, melhor. Assim, você evita que o considerem um eco-chato.

Texto extraído do livro Tratado de Yôga, do educador DeRose.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Algumas normas da alimentação biológica. Parte 1

Chamamos veneno ao que nos mata rapidamente;
e alimento ao que nos mata a longo prazo.
DeRose

- Não misture sal com açúcar na mesma refeição. Portanto, nada de sobremesas.

- De preferência, não use nem o sal nem o açúcar. Procure reduzir esses dois impostores. A redução drástica do sal ajuda muito o aumento da flexibilidade nos ásanas. O sal também torna a pessoa menos sensível, cortando as percepções sutis.

- Não misture alho com cebola, nem em pratos diferentes, na mesma refeição.

- Não misture frutas ácidas com frutas doces.

- Não tome líquido às refeições. Só meia hora antes ou meia hora depois. Longe das refeições, beber muita água mineral.

- Faça rodízio das marcas de água mineral.

- Use água mineral até para chás e para cozinhar os alimentos.

- Não jogue fora a água que sobrar do cozimento de legumes. ela é rica em sais minerais e pode ser usada para cozinhar outra coisa como, por exemplo, o arroz. Além da vantagem nutricional, o outro prato fica mais saboroso.

- Restrinja o uso de maioneses, ovos, creme de leite, manteiga e gorduras de origem animal e outras que fiquem em estado sólido sob temperatura ambiente.

- Em algumas receitas, as natas podem ser substituídas por yogurt (mas não fica tão bom); noutras, por pasta de gergelim (tahine).

- Reduza os laticínios ao mínimo possível.

- A manteiga, quase sempre, pode ser substituída por azeite de oliva extra-virgem, extração mecânica, a frio.

Texto extraído do livro Tratado de Yôga, do Educador DeRose.


Amanhã, vamos ensinar uma receita deliciosa de barrinhas de cereais ; D

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Gato meigo precisa de um lar : D



Olá, este querido menino foi encontrado e precisa de um lar.
Ele é muito meigo, dócil e carinhoso.

Se quiseres ter uma companhia peludinha e muito querida, envie-nos uma mensagem.

Ou então, ajude-nos a divulgar esta mensagem, enviando aos teus amigos.

Obrigada!