quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Maneiras de melhorar o mundo: D

http://www.uni-yoga.org/blogdoderose/responsabilidade-ambiental/100-maneiras-de-melhorar-o-mundo-6-nao-jogue-oleo-no-esgoto/

Não atire óleo nos deságues

O que fazer com o óleo que sobra depois de uma fritura? Bem, o melhor mesmo é utilizar o mínimo possível de frituras. O organismo agradece e o meio ambiente também. Eu desenvolvi uma técnica de fritar

sem óleo que funciona excelentemente para algumas receitas. Por exemplo, para o strogonoff DeRose, frito as cebolas sem nada, nem óleo, nem água, até que fiquem douradas. Se for preciso, no final coloco uma pequena quantidade de água apenas para não grudar.

Quanto às frituras que exijam óleo, ao invés de “jogar fora” pelo ralo da pia, o ideal é colocá-lo em uma garrafa plástica e depois encaminhá-lo para a coleta. Cada vez mais, os óleos utilizados pelos restaurantes e residências estão sendo usados para produzir biodiesel. Quanto mais biodiesel for incorporado, menos combustíveis fósseis serão necessários.

Um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o que equivale ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos.


Obs: Se estás interessado em adquirir a EcoBola, citada em um post anterior, descobri que está à venda na Ervanária Atlântico, na Av. D. João IV, em Guimarães.

1 comentário:

Anónimo disse...

As ecobolas são um esquema, podem ver pelos resultados de testes de várias associações de consumidores:

http://sopadabola.wordpress.com/testes-2/

A solução é reduzir a quantidade detergente. Há quem esteja satisfeito com as nozes de saponária.